Sobre mim

VANA MEDEIROS é dramaturga, diretora teatral, roteirista e produtora. Ocupa atualmente o cargo de Diretora de Associados da ABRA – Associação Brasileira de Autores Roteiristas.

Escreveu, ao lado de Djin Sganzerla, o longa-metragem Mulher Oceano, filmado entre o Rio de Janeiro e Tóquio, que estreou no Brasil em outubro de 2020 na 44a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, e ganhou o prêmio de Melhor Filme no Porto Femme Film Festival, em Portugal, e no Cine-PE 2020. Com Djin, também escreveu um segundo longa, Eclipse, que está em fase de pós-produção, com estreia prevista para 2025. Atualmente, trabalha no roteiro do longa-metragem Mantenha Fora do Alcance do Bebê, uma adaptação do texto de Silvia Gomez com direção de Débora Falabella para a Biônica Filmes.

Em 2022, estreou o espetáculo A Morte da Estrela, no Sesc Ipiranga em São Paulo, como parte do tríptico com direção de Natália Mallo, Lu Favoretto e Cibele Forjaz. Seu texto para teatro Desculpa - Uma Inconveniência em Seis Partes, foi o único brasileiro selecionado para integrar a conferência Women Playwrights International, que aconteceu no Chile em outubro de 2018, apresentando dramaturgias dos cinco continentes. Em 2020, foi selecionada com outra obra, Re.luto - Drama Indigente, para a conferência que aconteceu em 2022 em Montreal. Foi ainda selecionada para o Corredor Latino-Americano de Teatro, para montagem de Desculpa no México, cuja estreia ocorreu em dezembro de 2017.

Trabalhou durante o primeiro semestre de 2018 em um projeto de residência artística na Universidade das Artes de Estocolmo, produzindo um curta-metragem na cidade. É criadora do Malditos Dramaturgos!, coletivo voltado para a difusão de novas dramaturgias, e co-criadora do Serie_Lab Festival, primeiro festival brasileiro voltado exclusivamente para criadores de séries de TV.

Formada em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero (2009), em Dramaturgia na SP Escola de Teatro (2015) e pós-graduada em Roteiro para Cinema e TV pela FAAP (2017), Sociopsicologia pela Escola de Sociologia e Política de São Paulo (2020) e Direção Teatral pela Faculdade Paulista de Artes (2020). Em 2015, ganhou o prêmio nacional Myriam Muniz de Teatro da Funarte, para a montagem de seu texto Entre o Trem e a Plataforma, que estreou em 2017 no Centro Cultural São Paulo. Em 2016, foi contemplada com o Proac Criação Literária - Dramaturgia, para desenvolver o texto Re.luto - Dramaturgia Indigente, ao longo do ano seguinte. 

É professora de roteiro e dramaturgia e autora do livro Guia das Séries, lançado pela editora Évora em 2014.