
Sobre mim
VANA MEDEIROS é dramaturga, diretora teatral, roteirista e produtora. Ocupa atualmente o cargo de Diretora de Associados da ABRA – Associação Brasileira de Autores Roteiristas.
Escreveu o roteiro do longa-metragem Mantenha Fora do Alcance do Bebê, uma adaptação do texto de Silvia Gomez com direção de Débora Falabella para a Biônica Filmes, em fase de desenvolvimento. Colaborou também com o longa-metragem Cacilda em Cena Aberta, dirigido por Julia de Moraes e produzido pela Giros, em fase de pós-produção.
Escreveu, ao lado de Djin Sganzerla, o longa-metragem Mulher Oceano, filmado entre o Rio de Janeiro e Tóquio, que estreou no Brasil em outubro de 2020 na 44a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, e ganhou o prêmio de Melhor Filme no Porto Femme Film Festival, em Portugal, e no Cine-PE 2020. Com Djin, também escreveu um segundo longa, Eclipse, que está em fase de pós-produção, com estreia prevista para 2025. Atualmente, trabalha no roteiro do longa-metragem Mantenha Fora do Alcance do Bebê, uma adaptação do texto de Silvia Gomez com direção de Débora Falabella para a Biônica Filmes.
No teatro, seu trabalho mais recente é Lady, monólogo de Susana Vieira que estreou em 2025 e viajou para mais de 15 cidades no Brasil e em Portugal, com amplo público. No mesmo ano, colaborou ainda na dramaturgia de Cidade Soterrada, d’A Próxima Cia, financiado pela Lei de Fomento ao Teatro da Cidade de São Paulo.
Em 2022, estreou o espetáculo A Morte da Estrela, no Sesc Ipiranga em São Paulo, como parte do tríptico com direção de Natália Mallo, Lu Favoretto e Cibele Forjaz. Seu texto para teatro Desculpa - Uma Inconveniência em Seis Partes, foi o único brasileiro selecionado para integrar a conferência Women Playwrights International, que aconteceu no Chile em outubro de 2018, apresentando dramaturgias dos cinco continentes. Em 2020, foi selecionada com outra obra, Re.luto - Drama Indigente, para a conferência que aconteceu em 2022 em Montreal. Foi ainda selecionada para o Corredor Latino-Americano de Teatro, para montagem de Desculpa no México, cuja estreia ocorreu em dezembro de 2017.
Trabalhou durante o primeiro semestre de 2018 em um projeto de residência artística na Universidade das Artes de Estocolmo, produzindo um curta-metragem na cidade. É criadora do Malditos Dramaturgos!, coletivo voltado para a difusão de novas dramaturgias, e co-criadora do Serie_Lab Festival, primeiro festival brasileiro voltado exclusivamente para criadores de séries de TV.
Formada em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero (2009), em Dramaturgia na SP Escola de Teatro (2015) e pós-graduada em Roteiro para Cinema e TV pela FAAP (2017), Sociopsicologia pela Escola de Sociologia e Política de São Paulo (2020) e Direção Teatral pela Faculdade Paulista de Artes (2020). Em 2015, ganhou o prêmio nacional Myriam Muniz de Teatro da Funarte, para a montagem de seu texto Entre o Trem e a Plataforma, que estreou em 2017 no Centro Cultural São Paulo. Em 2016, foi contemplada com o Proac Criação Literária - Dramaturgia, para desenvolver o texto Re.luto - Dramaturgia Indigente, ao longo do ano seguinte.
É professora de roteiro e dramaturgia e autora do livro Guia das Séries, lançado pela editora Évora em 2014.